Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

terça-feira, 27 de março de 2007

PostHeaderIcon CRISMA !!!!!!!!!!

Algumas pessoas me perguntaram, como a Livia vai se crismar, se ela nao fez a primeira comunhao. Resolvi responder aqui, pois será uma informacao pra todos.

Os adolescentes aqui na Suecia, quando estao no 8 ano, 14 anos, tem a chamada Confirmacao, que é a nossa crisma. Se eles nao querem fazer, nao é obrigado. Bom, eles vao a igreja de 15 em 15 dias. Comecam assistindo a missa, e depois tem as reunioes, que duram 3 horas. Lá eles, estudam, se divertem, merendam...

Conversei com a padre que é responsavel pelo grupo da Livia, e expliquei que ela havia se batizado na igreja catolica mas, queria se confirmar com as amigas, na igreja protestante, que é a religiao predominante aqui. Ela falou que nao tinha problema.

Um dia fui a missa com Livia, e quando chegou na hora da comunhao, ela foi lá e comungou. Fiquei pasma, e pensei comigo: como ela pode comungar, ela nao fez a primeira comunhao ainda. Dai fui falar com a padre outra vez. Ela explicou, que na religiao protestante, nao tem a primeira comunhao, como a nossa. É suficiente que a pessoa seja batizada, dai ela ja pode comungar.

Dia 27 de maio será a Crisma (Confirmacao). Os meninos/meninas que nao sao batizados, farao no sabado de pascoa, as 23 horas, numa cerimonia com missa. Nos iremos, pois Livia quer esta presente.
Acho que deu pra entender agora.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cica querida, obrigada por chamar a atencao. Na verdade é o pastor.

Anônimo disse...

Então aí na Igreja Protestante tem comunhão também? E é uma pastora...

Chawca disse...

Legal eles se interessarem por uma religião. Os jovens hoje andam tão consumistas e egoistas que fico assustado as vezes...

Anônimo disse...

que interessante. Também gostei da pastora ter recebido a Livia mesmo sendo batizada em outra religião. Acho importante termos uma religião, quer dizer, algo em que acreditar, acho que torna o nosso fardo menos pesado, não é mesmo?! Boa sorte a Lívia!!
Bjinhos

Anônimo disse...

Oi Celia,
Então quer dizer que mudou de casinha?
Que coisa boa não ter tanta burocracia para ser crismada!
O bacana é ela querer. Aqui em casa, talvez minha culpa, meus filhos são católicos, mas não vão a uma missa!! Agora o menino vai casar na igrega com tudo que tem direito. Acredito porque a noiva faz questão. Um super beijo pra vc.
Lucia

Lonestar disse...

Hei amiga..como vai??? curtindo muito o sol maravilhoso que aquece toda a Escandinavia??...aqui esta maravilhoso..
Legal vc contar sobre a Confirmacao ai na Suecia, pois estava pensando justamente em te perguntar...e o mesmo sistema daqui...a Aline confirma dia 29/04 e esta toda animada...
Aqui tb os "prest" nao criam problemas com as criancas de outras religioes e paises...
Querida passei por uma cirurgia de emergencia na querta-feira, ate de ambulancia foi carregada..mas estou me recuperando gracas a Deus..depois conto com mais detalhes...
Beijos a vc e sua linda familia e curtam muito o fim de semana ensolarado..

Anônimo disse...

stringent apology running seedwiki causing centuries likely weds striking ample planned
semelokertes marchimundui