Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Visualizar meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

terça-feira, 27 de março de 2007

PostHeaderIcon CRISMA !!!!!!!!!!

Algumas pessoas me perguntaram, como a Livia vai se crismar, se ela nao fez a primeira comunhao. Resolvi responder aqui, pois será uma informacao pra todos.

Os adolescentes aqui na Suecia, quando estao no 8 ano, 14 anos, tem a chamada Confirmacao, que é a nossa crisma. Se eles nao querem fazer, nao é obrigado. Bom, eles vao a igreja de 15 em 15 dias. Comecam assistindo a missa, e depois tem as reunioes, que duram 3 horas. Lá eles, estudam, se divertem, merendam...

Conversei com a padre que é responsavel pelo grupo da Livia, e expliquei que ela havia se batizado na igreja catolica mas, queria se confirmar com as amigas, na igreja protestante, que é a religiao predominante aqui. Ela falou que nao tinha problema.

Um dia fui a missa com Livia, e quando chegou na hora da comunhao, ela foi lá e comungou. Fiquei pasma, e pensei comigo: como ela pode comungar, ela nao fez a primeira comunhao ainda. Dai fui falar com a padre outra vez. Ela explicou, que na religiao protestante, nao tem a primeira comunhao, como a nossa. É suficiente que a pessoa seja batizada, dai ela ja pode comungar.

Dia 27 de maio será a Crisma (Confirmacao). Os meninos/meninas que nao sao batizados, farao no sabado de pascoa, as 23 horas, numa cerimonia com missa. Nos iremos, pois Livia quer esta presente.
Acho que deu pra entender agora.

8 comentários:

Ciça disse...

É a padre ou a pastora? Na igureja protestante é pastor(a) não é? Bom, não importa... gostei da atitude dela de aceitar a Livia mesmo ela tendo sido batizada em outra religião. Acho que mais importante do que os sacramentos e a doutrina religiosa é a fé em Deus e para isso não se precisa Igreja instituição!

celia disse...

Cica querida, obrigada por chamar a atencao. Na verdade é o pastor.

Roseane disse...

Então aí na Igreja Protestante tem comunhão também? E é uma pastora...

Chawca disse...

Legal eles se interessarem por uma religião. Os jovens hoje andam tão consumistas e egoistas que fico assustado as vezes...

Maíra disse...

que interessante. Também gostei da pastora ter recebido a Livia mesmo sendo batizada em outra religião. Acho importante termos uma religião, quer dizer, algo em que acreditar, acho que torna o nosso fardo menos pesado, não é mesmo?! Boa sorte a Lívia!!
Bjinhos

Lucia disse...

Oi Celia,
Então quer dizer que mudou de casinha?
Que coisa boa não ter tanta burocracia para ser crismada!
O bacana é ela querer. Aqui em casa, talvez minha culpa, meus filhos são católicos, mas não vão a uma missa!! Agora o menino vai casar na igrega com tudo que tem direito. Acredito porque a noiva faz questão. Um super beijo pra vc.
Lucia

A Noruega Brasileira II disse...

Hei amiga..como vai??? curtindo muito o sol maravilhoso que aquece toda a Escandinavia??...aqui esta maravilhoso..
Legal vc contar sobre a Confirmacao ai na Suecia, pois estava pensando justamente em te perguntar...e o mesmo sistema daqui...a Aline confirma dia 29/04 e esta toda animada...
Aqui tb os "prest" nao criam problemas com as criancas de outras religioes e paises...
Querida passei por uma cirurgia de emergencia na querta-feira, ate de ambulancia foi carregada..mas estou me recuperando gracas a Deus..depois conto com mais detalhes...
Beijos a vc e sua linda familia e curtam muito o fim de semana ensolarado..

Anônimo disse...

stringent apology running seedwiki causing centuries likely weds striking ample planned
semelokertes marchimundui