Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

sexta-feira, 4 de maio de 2007

PostHeaderIcon ASSISTENCIA MEDICA !

Ja falei varias vezes ,que nao gosto do Sistema Medico, aqui da Suecia. O assistencia médica aqui, é igual para todas as pessoas. Nao existe plano de saude, como existe no Brasil por exemplo.
Quando eu morava la, eu tinha a Golden Cross. Sempre que eu precisava ir ao médico, ia lá no meu livrinho, escolhia um medico e no mesmo dia era atendida. Achava isso maravilhoso.

Quando mudei pra cá, logo pude ver a diferenca. Claro, tem o lado que por exemplo, as pessoas pobres no Brasil tem que se submeterem ao INPS...filas de madrugada...sofrem um bocado. Os que podem, pagam um plano de saude. Aqui, nao existe essa diferenca. Todos tem o mesmo direito e recebem o mesmo tratamento, mas as demoram deixam-me louca, as vezes.

Eu fico um pouco inconformada com as esperas daqui. Eu andava tonta deste domingo. Nao fui trabalhar, e esperei que a tontura passasse. Os dias se passaram e nada aconteceu. Ontem, quinta feira, acordei do mesmo jeito. Resolvi entao ir ao hospital na parte de emergencia. Quando se esta na emergencia, a prioridade nao é de quem chega primeiro e sim, do caso mais grave. La chegando, fui encaminhada para um quarto, onde veio uma enfermeira, tirou minha pressao, pulso e temperatura. Isso aconteceu as 13 horas. Dai ela falou que uma médica viria me ver. Depois de 2 horas, ou seja 15 horas, chegou a medica.

Depois de me ouvir, pediu um exame de sangue completo, uma radiografia da cabeca, e um exame do ouvido e olhos. Logo chegou a enfermeira, que tentou em 3 lugares do meu braco colher o sangue, sem encontrar. Na ultima tentativa foi que conseguiu. Estou agora com o braco com 3 manchas roxas. Em seguida fiz o exame dos olhos/ouvido numa aparelhagem ultra moderna. Ele detectou que eu estava com labirintite. Existem uns "cristais" no nosso ouvido que as vezes, (nao perguntei o pq) saem do local, dai ficam soltos e da essa tontura. Ele tentou coloca-los de volta para o local, num exame muito bom.

Depois do exame eram 15.40. Dai fiquei esperando ser chamada para a radiografia. As 17 horas, nada havia acontecido, ao nao ser, uma fome enorme. Eu havia comida as 10 da manha. Perguntei se podia comprar alguma coisa, o que eles responderam que nao, pois eu poderia ser chamada a qualquer momento. Salvei-me com um chocolate que tinha na bolsa. As horas se passaram...passaram e as 23 horas chegou uma medica pra mim, e falou que a fila da radiografia estava enorme. Tinha casos mais imediatos. Eu teria duas opcoes; dormir la e ser chamada a qq hora, ou ir embora e voltar no dia seguinte cedinho.

Fui pra casa, e hoje cedinho quando levantei, vi que nao estava tonta. Que maravilha. É sinal que o médico conseguiu colar os "cristais" de volta. Dai voltei ao hospital, fiz a bendita radiografia e ainda fiquei esperando 2 horas pelo resultado. Gracas a Deus nao deu nada anormal, a nao ser a labirintite.

Se as pessoas precisao por exemplo operar, fazer um tratamento, um exame, funciona maravilhoso, mas os primeiros socorros...essas esperas realmente, deixam-me nervosa.

Como é o sistema médico do país de vcs? Como funciona?

Bom fim de semana.

5 comentários:

Elis disse...

Oi!
Vi seu chocolate lá na meiroca e vim te ver tb!!
Bem,olha só,o sistema de saúde aqui´nos EUA é assim...pelo menos onde eu moro(Illinois),pois cada lugar tem o seu jeito próprio:
Eu ligo p médica e marco o dia que ela pode.Se for urgente eu posso ir quando eu quiser mesmo.Mas,é preciso ter plano de saúde e aqui é bem caro.Afe!!Praticamente todas as pessoas tem plano de saúde aqui.
Eu sempre fui bem atendida e lembro que há alguns meses tive umas dores de cabeça que não passavam.A médica não sabia o que era pois pelos exames físicos tava tudo ok.A mulher me mandou fazer uma tomografia...rs,rs,rs.Eu fiz...não era nada.Pelos exames hormonais,eu tava era com eles desequilibrados!E outra,o stress tava demais!
Mas,é sempre bom saber como funcionam as coisas em outros países!

Luma Rosa disse...

Aqui no Brasil está tudo mudado, a saúde pública está um caos e as emergencias e hospitais sucateados. Planos de saúde estão se comparando ao inps devido à demora de se marcar consultas e exames. Isso quando não te operam no lugar errado.
Labirintite sei como é, minha mãe teve. Ela escutava um zumzum e pisava em buracos, tontinha que ficava. Toma remédios para controle.
Vim conhecer o seu blogue através de link lá no Pensare e Parole.
Beijus

Neuma disse...

Oi Célia! O resultado da radiografia saiu em 2 horas????Q eficiência...rsrsrsrs.
Vc sabe q alguns exames aqui a gente recebe o resultado pelo correio e depois de 1 mes..ai..ai..Como a Luma falou no Brasil até os planos privados estão caóticos :-( Acho q sistema de saúde é um grande problema no mundo inteiro, infelizmente.
Bem, se cuida..labiritinte tem q ter alguns cuidados, né?
Abra§os

Anônimo disse...

Pois Neuma dê graças a Deus de ao menos ter o DIREITO(?) de se dirigir ao hospital e ser atendida.
Aqui, Holand, só se estiver morrendo, visivelmente, do contrário tem que marcar antes com o medico de casa, e se ele achar que todas as suas dores e queixas se resolve com um tal de "paracetamol", que equivale +/- a novalgina no Brasil, vc vai comprar isso, tomar e se continuar com problemas volta no tal que talvez irá pedir exames, se ele estiver de boa veneta, diga-se de passagem.
Ou seja, no primeiro momento ele se baseia em teorias e depois vai analisar mais a fundo e em ultimo caso mandar vc pro hospital, se a vitima não morrer antes, como já houve casos.
Hospital aqui é luxo.Vê se pode!

Anônimo disse...

ola celia, espero q se encontre melhorzinha.
aqui em portugal o sistema é uma ... porcaria! só quem é rico se safa, pois tem os médicos particulares q se pagam muito bem.
quem é pobre ou remediado tem mesmo q ir à segurança social, para a qual se desconta bastante. ha sitios onde as pessoas vao as 5 da manhã para tentar arranjar consulta e por vezes nao arranjam.
depois os médicos quase nao tem tempo para ver os doentes e é "meia bola e força" e seja o q Deus quizer. a gente paga e é a saude q temos, uma miséria! a sua radiografia foi rapidinha. parabens! aqui nao é nada facil q mandem fazer tac ou rem, pois como sao exames caros, a gente q passe sem eles!
beijinho, as melhoras e bom fim de semana.
rosamaria