Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

domingo, 18 de novembro de 2007

PostHeaderIcon ESCOLAS - 2. GRAU




Ontem fomos a uma grande "feira" de escolas, onde os alunos que irao comecar o 2 grau, em agosto de 2008, quando comeca o ano letivo aqui na Suecia, poderiam conhecer melhor cada escola. Livia é uma desses alunos.

Vou explicar como funciona aqui, para vcs entenderem melhor.

As escolas aqui tem o primeiro grau, que sao no total de 9 anos. Nos 7 primeiros anos, nao existem notas. Só nos dois ultimos anos. O somatorio dessas notas a cada ano, dará o direito ao aluno escolher uma melhor escola, para fazerem o ginásio. (o ginásio corresponde ao cintifico no Brasil). Os pontos levados em consideracao agora sao os da oitava, já que estao cursando a nona ainda.

Entao hoje, nessa "feira", as escolas estavam todas lá com seus representantes, dando informacoes... mostrando como a escola funciona... distribuindo papeis... explicando o numero de pontos necessario ao ingresso do aluno na escola. Cada escola falava mais...mostrava mais...chamando a atencao do aluno para ela. Eles fazem isso, pra se tornarem uma escola popular. Da status a escola, ter um grande numero de alunos interessados.

O ginásio, que tem a duracao de 3 anos, é dividido em 4 linhas; técnica, ciencias naturais e ciencias sociais e estética. Se a pessoa é interessada em fazer medicina, por exemplo, vai entrar numa linha de ciencias naturais, pois já terá uma orientacao do curso desde ai.

Tinha muita, muita gente a procura de informacoes sobre as escolas que se adaptam ao interesse de cada um.

Livia depois de ter recebidos todas as informacoes, vai escolher qual ela vai ficar.
Espero que vcs tenham entendido.




1 comentários:

Aninha Pontes disse...

Célia, mas acho que o nível de escolaridade é muito superior não?
Sabe eu tenho uma pena quando vejo prá onde está indo o ensino aqui no Brasil.
Quando eu tinha idade escolar, me lembro que era bem melhor.
A qualidade foi se perdendo, hj os alunos não sabem ler nem escrever, triste isso.
Um beijo