Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

sexta-feira, 8 de maio de 2009

PostHeaderIcon SUICIDIO!!!!!!!!!!



Eu sempre pensei que no periodo mais escuro aqui no norte da Europa, era quando o numero de suicidio fosse maior. Por ser um periodo escuro...frio, as pessoas se sentissem deprimidas. É certo que muitas pessoas sentem-se deprimidas nessa época, mas nao chegando a ter um numero alto de mortes.


Hoje, li no jornal e ouvi na televisao, que sao nesses meses claros, que o numero de suicidios é maior. Isso é provado com estatisticas. Primeiro, devido a claridade, as pessoas tem dificuldade para dormir. No alto do verao, o sol se poe por volta das 23 horas. No norte da Suecia, o sol nao desaparece. É o chamado, sol da meia noite. Essa falta do sono, acarreta efeitos negativos no cérebro. Segundo, é a pressao social. Desde o inicio da primavera, até o final do verao, as pessoas e familias se encontram muito; fazem pic nic...saem juntos pra comer fora...vao a praia...participam de jogos nos parques...enfim, as familia e amigos se encontram porque é um periodo alegre. Entao é nessa hora, que as pessoas sozinhas, sentem mais a solidao, a falta de uma pessoa ao seu lado pra fazer esse tipo de coisas. Essa pressao é tao forte em alguns, que eles nao resitem e se suicidam.


Dai fiquei pensando, que nós que temos nossas familias, nossos amigos que nos encontramos com frequencia, devemos agradecer a Deus por termos eles ao nosso redor, pois existem milhoes de pessoas no mundo que estao se matando por falta de uma companhia...de um carinho...de uma palavra amiga.


Perfeito, ninguem é. Todos nós temos nossas dificuldades, muitas vezes. O que vale é termos tolerancia, empatia pra com os outros. Nunca devemos esquecer que nos somos pessoas felizes por termos com quem dividir nossos momentos.

6 comentários:

Maria Augusta disse...

Célia, também pensei que fosse nos meses nos quais não há luz que houvesse mais suicídios. Mas realmente quando todos estão felizes é que os solitários devem sofrer mais. As vezes, um sorriso nosso pode salvar alguém, uma palavra simpática pode ajudar uma pessoa em depressão, não devemos economizá-las.
Um grande beijo.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Aqui na Alemanha isso tb acontece e eu nao sabia a causa. É bem verdade que os dias sao mais longos, e nós aproveitamos bem essa claridade, mas quem está sempre sozinho chega a pensar pra quê continuar vivendo sozinho...que pena.

Feliz dia das maes!

Um beijo grande

Mirella disse...

Oi Celia, é verdade...
Tenho um amigo que se suicidou quando tinha 18 anos... até hoje não me conformo com o que aconteceu... uma tristeza tão grande.

Elvira Carvalho disse...

Aqui os suicídios não tem época, mas região. É no Alentejo onde segundo as estatísticas acontece maior número de suicídios. Porque é uma região de maior isolamento.
E porque hoje é dia da mãe..........
………………….;_'.-._
……………….{`--♥.-.'_,}
………………{;..\,__...-'/}
....._.;_'.-._ …{..'-`.♥_;..-';
...{`--.♥-.'_,}…`'--.._..-' ....._.;_'.-._
.{;..\,__...-'/}…._.;_'.-._ ...{`--.♥-.'_,}
.{..'-`.._;..-';.{`--.♥-.'_,}.{;..\,__.. .-'/}
....`'--.._..-'.{;..\,__...-'/.{..'-`.._ ;..-}
........,--\\..,-"…`'--.._..- .....--.._..-
...... ....._.;_'.-._..... ||......//
..........{`--.♥-.'_,}.,-"-.....//.,-"-. .
........{;..\,__...-'/....'-.\.// (..'-...\
………..{..'-`.._;..-'. ,/. // ;---,
......../....-'.)\\......... /.,-"-....\
........\,---'`...\\.......//. (..'-.....\
.....................\\ ..//
................../_\\Y//_\
.................(_,-}={-,_)
...................\_//((\_/
.....................//))(\
....................(/..))
........................((
.........................\)
Feliz dia.
Um abraço

Rosamaria disse...

Feliz Dia das Mães, Celia, mesmo que já esteja quase no fim.

Deve ser muito trite uma pessoa sozinha e a tristeza ser tão grande que as pessoas não aguentam.
Bjim, boa semana.

Sonia H. disse...

Nossa, Célia,

Pois eu juraria que era justamente no inverno que o maior número de suicídios aconteceria...
Que triste, não é?
Beijos para você!