Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PostHeaderIcon VALBORG.

Hoje, dia 30 de abril, é o dia do VALBORG. É a comemoracao da chegada da claridade...da primavera, depois de um longo periodo de escuro. Em varios pontos de Estocolmo,  se acende uma fogueira enorme. As pessoas vao ver acende-la ou ver depois de ja acesa. Lá se canta varias musicas, as criancas passeiam felizes com o evento. Tem varios pontos de venda de goluseimas. É uma festa muito bonita.

Costumamos reunir amigos aqui em casa. Vada familia traz uma comida e aqui juntamos tudo e jantamos juntos. Depois saimos pra ver a fogueira. Tem uma aqui bem pertinho de casa. É um movimento de pessoas circulando. É alegria...é descontracao.

O dia amanheceu lindo. Acho que ele sabe que é dia de festa. Um sol maravilhoso, temperatura chegando a 15 graus. As folhas chegando nas arvores...enfim, tudo como é pra ser.

É tambem um dia que os jovens bebem muito. É um dia preocupante pra os pais de adolescentes. Eles nao podem ainda comprar bebidas nas lojas especializadas, mas...tem sempre alguem que faz isso por eles. Ai é onde está o problema, pois embora sem idade pra beber, muitos deles tem bastante bebidas consigo. É uma pena.

8 comentários:

Lúcia Soares disse...

Oi, Célia. Que festa linda, por aí se celebra tanta coisa tradicional, é interessante. É celebrar a vida, a renovação, a natureza. Muito lindo. Pena a bebedeira, álcool é uma das drogas mais maléficas do mundo.
Obrigada pelo carinho, pelos votos de aniversário, que sempre digo que nunca chegam atrasados, são sempre bem vindos. Boa comemoração, feliz primavera por aí.
Beijo!

Wilqui Dias disse...

Tirando o lance da bebida, a festa me parece bem interessante, eu gosto dessas festa meio que rituais de passagens, acho muito interessante.
Li sobre esse dia em outros blog de meninas que vivem ai também, parece um grande festival né?
Muito bacana, e bem vinda primavera. rss
bjs querida.

Beth/Lilás disse...

Oi, amiga!
Esta comemoração por aí parece ser muito divertida e feliz. Então, só agora é que a primavera está dando os ares por estas bandas?
Tive sorte de ver as lindas tulipas européias enfeitando tantas praças e tanta gente aproveitando os dias claros e amenos.
Uma pena os jovens no mundo todo serem levados pela propaganda enganosa das drogas e bebidas!
um grande abraço, carioca

Unknown disse...

Depois do invernão, vem a prima-verão, e isso é bom e merece comemoração mesmo. Aqui também tem algo semelhante, mas é mais os jovens que fazem uma fogueira no alto da montanha. Nunca fui ver. Bjks

Wilqui Dias disse...

Obigada minha linda, boa semana pra vc tb. bjs

Anônimo disse...

OLha que legal aprender mais sobre sua cultura. Esta festa homenageia a chegada da primavera, e com certeza deve ser bem alegre e divertida.
Bem legal o post...
Apareça sempre!
Beijos grandes
Canela

Luma Rosa disse...

Oi, Célia!!
Os jovens são iguais em qualquer parte do mundo e as preocupações dos pais também. As bebidas, cigarros e todo o azar das drogas, são considerados porta de entrada para o mundo adulto. Querem aceitação e por isso copiam modelos. Infelizmente os modelos estão dentro de casa. Pais que bebem passam a informação de que a bebida é algo legal, daí meio contraditório um pai que bebe proibir o filho de beber, não acha?
Acabei de assistir um documentário que deixaram o link lá no blogue numa postagem em que pergunto "E se um dia o sol nos fosse tirado?". O documentário é sobre a importancia da lua que eu não sabia é ela que não deixa a terra esfriar mais. Se eu morasse por aí, estaria em festa o dia todo também!! Viva o nosso astro rei!! Viva o mosso firmamento!! Beijus,

Unknown disse...

Quase um mês sem postar...bjks