Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

terça-feira, 8 de abril de 2008

PostHeaderIcon A VIAGEM DA LIVIA A UGANDA.

Essa viagem foi uma coisa que ficará sempre na memoria dela. Ela chegou encantada. Eles sairam daqui de Estocolmo, direto para Kampala, capital de Uganda. A primeira impressao que ela teve, foi que se parecia com Fortaleza; clima, transito, formato das casas, pedintes na rua, pessoas alegres e hospitaleiros.

A cidade nao era limpa e havia muitos buracos nas ruas. Quando ela comecou a conhecer a cidade, ela descobriu outro lado da Africa que ela nao imaginava que existia. Restaurantes chics, eletricidade, muitos carros bonitos, lojas finas. Para ela, toda Africa, era como cidades do interior, sem eletricidade, sem agua, pobreza. Isso a deixou com outra ideia. Nessa cidade, eles ficaram 3 dias, morando em hotel.

No quarto dia, eles viajaram 10 horas de onibus para Mbale, uma cidade do interior, onde a escola está sendo construida. Lá eles ficaram 4 dias.Uma coisa que chamou a atencao deles e foi até engracado, foi que no dia anterior a essa viagem, eles foram saber os horarios do onibus, para se programarem e escolherem qual o melhor horario. Quando eles perguntaram ao funcionario, ele ficou espantado e perguntou; horario??? Aqui nao se tem horario. O onibus sai quando está cheio. Eles nao acreditaram no que ouviam.

Lá nessa cidade, foi que Livia chegou na Africa, na cabeca dela. A cidade nao tinha agua, nem eletricidade, lojas, eram familias bem pobres, morando em casas bem precarias. Uma coisa que chamou sua atencao, foi que, apesar de tudo isso, as pessoas eram alegres, receptivas, sem reclamarem da vida. Eles eram felizes com o que tinham.


No dia seguinte, o grupo todo foi visitar a escola que as criancam iam. A escola que eles ajudaram a construir, ainda nao estava 100% pronta. A escola era muito deficiente. Era uma sala grande, dividida por plastico, uma sala da outra. As criancas vieram recebe-los com musicas, danca como vcs podem ver no filme anexo. (Espero que de certo colocar). A alegria das criancas era enorme em encontrar com o grupo. Na escola, as criancas comiam uma papa de milho quando chegavam, e durante o dia comiam cana de acucar, para mante-los ativos, acordados.

Esses 4 dias lá, eles tiveram contacto direto com as criancas. Iam pra escola com eles, brincavam no recreio. No pátio, a única diversao era uma bola de fotboll sem ar. No último dia, eles fizeram uma grande festa de despedida. Eles haviam levado muitos presentes (brinquedos, material escolar, bola de fotboll, bonecas etc) para ser distribuido entre eles. Que festa!!!! Que alegria que foi. O grupo cantou musicas suecas, dancaram dancas tipicas daqui e as criancas acompanharam numa alegria total. (A Livia é essa de saia longa e blusa preta).



Depois o grupo se despediu, foi conhecer um pouco das outras cidades. Foram a Sipi Falls, cachoeiras, andaram nas montanhas, visitaram grutas e viram as belezas do local. Visitaram tambem o Safari, onde viram leoes, girafas, elefantes, crocodil, babione entre outros. Andaram de barco no rio Nilo.

Perguntei pra ela o que mais tinha chamado sua atencao, em tudo que ela viu. Ela me respodeu que foi a alegria das pessoas. Diante de tanta pobreza, miséria, eles eram alegres, felizes. Aqui na Suecia, por exemplo, as criancas/adultos, pensam em que cor será seu próximo celular, quantos MB será o ipod, que carro se vai comprar, e as vezes ainda se sentem infelizes. Esse povo pode mostrar, que se pode ser feliz mesmo sem ter muita coisa. Foram palavras dela.

Ela viu uma crianca puxando um papelao, como se fosse um carro. Ela parou e ficou olhando a satisfacao dele estampada no rosto. Vejam a carinha dele ai na foto abaixo.

Ela amou a viagem ,e tenho certeza que foi muito rica em experiencia de vida para ela.



Aqui abaixo, um filme onde voces poderao ver as criancas cantando e dancando, dando as boas vinda ao grupo.

0 comentários: