Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

sábado, 13 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon FESTA DE STA.LUZIA (LUCIA)

Hoje é um dia de muita comemoracao aqui na Suecia. Dia de Sta. Luzia. Nas escolas, creches, na rua, nas lojas, e em outros locais tem sempre uma representacao. A Luzia vem em procisao toda de branco, com uma coroa de velas na cabeca, acompanhada de outras meninas tambem vestidas de branco, mas sem as velas. Elas tem uma luzinha na mao.

Fui com minha cunhada, a filha dela e Livia pra o centro pra ver as comemoracoes. A cidade estava cheia. Estava muito frio tambem. Bem no centro da cidade, tinha varias lojinhas (tipo tenda) onde eram vendidos comidas da época, artigos pra presentes, artigos de ornamento de natal. Tem todos os anos, mas esse ano teve uma coisa diferente. Teve lojinhas de vários paises como, Franca, com seus queijos, perfumes e sabonetes, Inglaterra, com seus bombons e chocolates, Alemanha, com queijos e sausichas, Espanha com varios tipos de comidas, Itália com paezinhos e biscoitos. Foi muito interessante. As lojinhas de comida, se podia provar do que eles vendiam. Provamos vários tipos de queijos, biscoitos e sausichas. Foi legal.

Depois dessa volta, nos dirigimos pra uma praca na Cidade Velha (Gamla Stan), onde é realizado uma feira de natal durante todo o mes de dezembro. Lá vimos muita coisa interessante, e tambem uma representacao de uma Sta.Luzia cantando pra o publico. Lindo...lindo. Depois fomos pra um cafe, pois estavamos com muito frio e fome. Foi um dia bem divertido.

Lembro quando Livia era pequena. Na creche, eles fazia a festa. Eu me emocionava sempre quando elas vinham em fila cantando a musica de Sta. Luzia, que é linda. Estava ainda escuro e o que iluminava era as luzinhas que elas traziam na mao.

Quando chegamos em casa, fomos a noite pra casa da minha irma, comemorar com ela e sua familia. Tomamos o cafe, o vinho quente, que é servido com passas e amendoas, biscoitos e paezinhos que se come nessa época. Coloco embaixo a foto do pao que fiz.
Infelizmente, esse dia é tambem um dos dias que a mocada mais bebe. A comemoracao deles é a base de bebida forte, que muitas vezes os levam a terminarem a festa em clinicas e hospitais.










2 comentários:

Anônimo disse...

Olá muito prazer querida..sou Nadja uma mulher super feliz... com a vida ..tenho minha filhinha de 17 anos a Drika...e meu maridinho Edu o qual estamos casadinhos a 32 aninhos ufaa kkkkkkk..vi seu coments no blogger da amiguxinha querida...Tete e vim conferir seu canto..que belezinha vc tá longe em menina kkkk
aparece para conhecer meu cantinho..é simples mas faço com tanto carinho beijus adoradinha fuiiiiiiiii

Tetê disse...

Oi Célia! Bom te ver também no meu Livre Pensamento! Seja bem vinda! Muito interessante essa festa de Sta. Luzia! E o pão, heim? Se eu morasse aí, ia sair "rolando" rapidinho! rs...rs...rs... Bks Tetê