Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

sábado, 31 de janeiro de 2009

PostHeaderIcon FILHOS !!!!!!!!!

Quando temos nossos filhos comeca a nossa "profissao" de mae. Comeca tambem as nossas preocupacoes. Quando eles sao recem-nascidos estamos sempre voltados pra eles, pois como sao ainda muito pequenos, manifestam suas dores, fome, incomodos, atraves do choro. A qualquer choro, nos dirigimos a eles.

Depois eles vao crescendo. Nós sempre os acompanhando onde quer que eles vao. As preocupacoes vao aumentado a cada fase que eles vao entrado. Quando os levamos ao parque, temos a preocupacao deles nao cairem do balanco... de nao se perderem...de nao se machucarem.

Quando eles estao na fase dos 5-6 anos, comecam a pensar que eles sao "grandes". Quando queremos fazer alguma coisa que faziamos antes, eles respondem; "eu sei fazer sozinho". Depois vem a fase da escola. Ficamos sempre a pensar se eles gostarao da escola...dos amiguinhos...

Quando já entram na pré-adolescencia, 10-11 anos, nos preocupamos com as amizades...com a internet... É a fase tambem que, os pais, antes ídolos, passam pra segundo plano, e os amigos, passam a serem seus ídolos. Procuramos conversar com eles, mostrando os perigos que ocorrem ao nosso redor, mostrando que estamos perto deles, pra esclarecer qualquer duvida que eles tiverem.

Entao chega na fase da adolescencia. A época que eles tem uma necessidade de se libertarem...de mostrarem que já sao adultos. Confesso a voces que nesse periodo, as preocupacoes duplicam. Os problemas podem ser maiores e as consequencias tb. Minha filha está nessa fase, embora seja uma adolescente muito calma.

Minha sogra dizia muitas vezes, que os filhos sao sempre pequenos no olhar dos pais. Estamos sempre querendo ajuda-los, instrui-los, mas nem sempre eles entendem isso. Agora eu entendo as palavras dela. Livia fará 17 anos no proximo mes. Os jovens aqui na Suecia, já saem com amigos a noite, a partir dos 14-15 anos. O namorado já dorme em casa ou vice-versa com 15 anos. Nos meus olhos ela é ainda aquela filha pequena. Preocupamo-nos muito ela, claro. Ela agora comecou a sair com amigos a noite, e confesso a vcs que meu coracao fica pequenininho quando ela sai. As preocupacoes sao muitas. Desejamos sempre que nada lhe aconteca. Ser mae é maravilhoso, principalmente de uma filha tao boa...tao ajuizada, mas confesso que é tambem uma profissao de muitas preocupacoes. As culturas se chocam tambem em determinados momentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Todas as maes dizem a mesma coisa, entao so pode ser verdade. Tadinha da minha.. eheheh...
Beijos Celinha!!
Saudades!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Menina, estou com um adolescente de 13 anos.....Quando paro para pensar nos desafios que terei pela frente, quase choro....
O Brasil está muito violento...

Gostei de "conversar"

Lucia disse...

Meus pais sempre falam isso, que sempre seriamos criancas em seus olhos. Acho q entendo mais ou menos, pois minhas irmas mais novas vao sempre parecer pequenas pra mim.

Bjos