Hoje é dia...

About Me

Celia
Sou uma pessoa comunicativa, que adora a vida. Amo minha familia. Sou de Fortaleza, mas moro em Estocolmo desde 1989. Adoro cozinhar.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural

Blog Archive

Contador

Powered By Blogger
Meiroca. Tecnologia do Blogger.

online

sábado, 26 de janeiro de 2008


Hoje a noite, sábado, tivemos a visita desse casal querido, Vanda, Tommy e a filha Dani, para jantar conosco. Ela brasileira e ele sueco. Dentre os muitos assuntos que falamos, girou um, em torno de comportamento, se morando fora do pais de origem.

Tomo como exemplo a minha pessoa. Sempre fui brincalhona...espontanea...sem muitas regras. Quando vim morar aqui na Suecia, encontrei no pais, um sistema super organizado que é uma coisa positiva. Acontece que essa organizacao é tambem no plano de relacionamento entre as pessoas, e as vezes se perde um pouco a naturalidade.

Sem que eu percebesse diretamente, e até discordasse do sistema, acabei entrando nele devagarinho em algumas coisas. Sinto hoje, que perdi parte da minha espontaneidade. Quando eu morava no Brasil, eu visitava os parentes e amigos, sem ser preciso, por exemplo, telefonar antes e marcar um dia para isso. Faziamos quando tivessemos com vontade de ver aquela pessoa. Aqui, isso é uma coisaque quase nao existe. As pessoas para se visitarem, tem que antes marcarem um dia...uma hora. Tudo tem que estar limpo, em ordem e arrumado.
As coisas sao muito formais. Tudo tem que ser certinho.Uma mesa posta para um jantar, é sempre perfeita, sem faltar nada. Nao tem aquele jeitinho improvisado entendem???

Isso na verdade, me faz refletir muitas vezes e me policiar, pra nao deixar o sistema tomar conta de mim. É uma coisa quase que automatica, pois se vivemos no lugar, fica dificil ficar a margem do sistema, ou querer introduzir outro diferente, embora muita coisa nos facamos como queremos e sentimos.

Apesar de eu adooooraaaar morar aqui, ter me adptado 100%, ter a Suecia como minha segunda patria, essa diferenca entre meu pais de origem, é grande e em certas ocasioes me deixa triste. Acho que essa formalidade, tira muito da espontaneidade...da naturalidade, e faz as pessoas perderem bons momentos.

Como é no pais que voces moram? Vcs notam alguma diferenca nesse sentido??

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Celia.

Aqui na Inglaterra eh a mesma coisa, mas eu e Edu somos muito informais, entao em casa eh sempre aquela improvisacao :)

Quanto a ir visitar sem ligar antes em Sao Paulo nao rola tambem nao. Ja pensou atravessar a cidade inteira e depois nao encontrar a pessoa ? Melhor grantir que nao vai haver nenhum desencontro antes de sair de casa.

bjs e otimo domingo !
Lys